ABC perde para Itabaiana e cai para Série D
Vitória abecedista não seria suficiente para permanência; resultado salvou a equipe sergipana da queda
O ABC está rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro foi derrotado por 1 x 0 para o Itabaiana, no Estádio Frasqueirão, na tarde deste sábado 30. O jogo foi válido pela última rodada da primeira fase da competição. O gol sergipano foi marcado por Dione, em cobrança de falta, aos 50 minutos do primeiro tempo.
Com o triunfo, o Itabaiana escapou do rebaixamento. A vitória não seria suficiente para a permanência abecedista, pois o Botafogo/PB perdeu por 2 x 0 para o Anápolis em Goiás. A exemplo do Itabaiana, a equipe goiana também escapou da queda. CSA, ABC, Retrô e Tombense são os quatro rebaixados para a Série D do próximo ano.
ABC perde para o Itabaiana e cai para Série D – Foto: Rennê Carvalho / ABC FC
Todas as partidas da rodada foram disputadas simultaneamente. O sonho da permanência alvinegra começou a ir por água abaixo logo aos 4 minutos de jogo, quando o Anápolis abriu o placar contra o Botafogo/PB. Aos 10, o goleiro do ABC, Pedro Paulo, foi expulso. Ele dominou a bola fora da área, Leilson antecipou e foi derrubado pelo goleiro alvinegro na meia-lua da grande área. O árbitro da partida expulsou Pedro Paulo, deixando o ABC com um a menos. O treinador abecedista, Jonydei Tostão, tirou o centroavante Ronaldy para colocar o goleiro reserva, Felipe Garcia.
Com um a menos em campo, o time potiguar pouco produziu e viu o Itabaiana crescer na partida. Em um dos ataques dos sergipanos, já nos acréscimos do primeiro tempo, o ABC cometeu uma falta frontal na intermediária. Na cobrança, Dione chutou com perfeição, por cima da barreira alvinegra, marcando o único gol do jogo. ABC 0 x 1 Itabaiana.
A temporada abecedista já vinha sendo um pesadelo. O clube havia sido eliminado na primeira fase da Pré-Copa do Nordeste – em casa para o Maracanã, nos pênaltis – e na primeira fase da Copa do Brasil, contra o Olaria, no Rio de Janeiro. No Campeonato Potiguar, o Alvinegro foi vice-campeão em casa diante do maior rival, o América.
RESULTADOS DA RODADA
- ABC 0 x 1 Itabaiana
- Anápolis 2 x 0 Botafogo/PB
- Náutico 3 x 0 Ituano
- Ponte Preta 1 x 0 Londrina
- Confiança 1 x 0 Retrô
- Tombense 2 x 2 Guarani
- Maringá 3 x 0 Caxias
- Ypiranga 1 x 0 Figueirense
- Brusque 2 x 0 CSA
- Floresta 2 x 0 São Bernardo
A última rodada da primeira fase também definiu os classificados para os quadrangulares de acesso à Série B do próximo ano.
- Grupo 1: Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta
- Grupo 2: Ponte Preta, Náutico, Brusque e Guarani
As equipes de cada grupo jogam ida e volta entre si. Após os seis jogos, os dois primeiros colocados de cada grupo sobem para a Série B. Os primeiros colocados de cada grupo fazem a grande final da Série C, também em jogos de ida e volta.