
Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu na última terça-feira (26) o workshop IA e psicologia: ética, desafios e futuro. O evento, em comemoração ao Dia do Psicólogo, foi realizado na sala de aula da Unidade de Saúde Mental (USME) e reuniu psicólogos assistenciais e residentes em Psicologia.
A iniciativa faz parte de uma série de encontros mensais promovidos pela psicologia do hospital, que têm como objetivo fomentar debates clínicos relevantes para a categoria. A escolha do tema foi baseada na atualidade e na urgência do assunto. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está mobilizado para discutir e regulamentar o posicionamento da profissão em relação ao uso das novas tecnologias.
O psicólogo do Huol, Rodrigo Costa de Oliveira, reforçou que o debate defendeu a tese de que a Inteligência Artificial deve ser encarada como uma ferramenta auxiliar na atuação do profissional da psicologia. “Refletimos sobre a utilização dessa ferramenta que pode ajudar na organização de processos, mas que não substitui o trabalho do psicólogo”.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.